A Escola

A funcionar desde 1992, a Escola de Hotelaria e Turismo do Grupo EHT afirmou-se, desde o início, como um farol de referência na Formação para o Sector da Hotelaria e Turismo, em portugal.

Com uma oferta vocacionada para suprir as necessidades de formação da Restauração, em 1992 iniciou aquele que seria o seu mais visível papel no espectro da formação sectorial nacional, o Curso de Gestão e Técnica Hoteleira, inspirado e formatado no que ao tempo se considerava o melhor do Mundo, o do Centre International de Glion, na Suíça. Para este sucesso, muito concorreu o 1º Director desta Escola, formado nas fileiras suíças, Luís Garcia Contente, nome ao qual se associará sempre á EHT

Hoje, com Dora Araújo à frente do seu destino, e integrando a rede de Escolas do Turismo de Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto prossegue esse mesmo desígnio, sendo a “escola-mãe” das Escolas de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira (a funcionar desde 1991) e de Viana do Castelo (desde 2007).

Santa Maria da Feira surge na sequência do Núcleo Escolar de Vidago, ainda hoje uma referência na história da formação profissional, e responsável por centenas de profissionais da Restauração. Esta escola mantém esse propósito, tendo até à data formado cerca de 1000 profissionais, que asseguram a qualidade dos serviços prestados em muitas empresas nacionais e internacionais. Com a perspectiva de novas instalações, o Turismo de Portugal faz uma forte aposta na consolidação deste longo histórico, e prepara para a nova Escola uma oferta formativa de cariz actual e moderno que dê resposta aos enormes desafios propostos e definidos no PENT (Plano Estratégico Nacional para o Turismo).

Em Viana do Castelo, embora ainda na sua “infância” como Escola, desenham-se já traços de inegável qualidade na formação para a Restauração. A Escola aposta agora em novos cursos, dos quais se destacam o CET de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas e o CET de Gestão e Produção de Cozinha. Estas ofertas têm como preocupação a formação de Jovens com habilitações académicas mais elevadas (mínimo 11º ano), e que pretendem, de uma forma intensiva, rápida, profunda e especializada integrar o mercado de trabalho.

Mas não só os novos talentos se formam na Escola. A Formação Contínua para Activos certificou já mais de 15 000 profissionais em toda a Região Norte, nas mais diversas áreas transversais à actividade Turística, e que visam certificar todos aqueles que têm consciência da necessidade permanente de evolução e de aquisição de aprendizagens e conhecimentos. E consciente de que as necessidades de formação não se encontram apenas no centro da cidade do Porto, a Escola “desloca-se” para onde e quando é necessária.

No novo ano lectivo de 2010/2011, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto mudou de instalações. Mais concretamente para um edifício histórico da cidade, a antiga Escola de Artes Decorativas de Soares dos Reis. Com todas as condições para a elevada fasquia que apresenta o futuro.


Crie o seu site grátis Webnode